A indústria automóvel em Portugal tem pouco peso em termos de construção made in e também por isso as viaturas acabam por chegar a preços quase proibitivos ao mercado, seja pelos custos de transporte ou os elevados impostos cobrados pelo Estado (que é dos que mais dinheiro exige nas inúmeras taxas aplicadas nestas transacções).
Em conjunto, ambos os aspectos estão a “matar” o sector nacional dedicado aos novos, ou seja, carros saídos de fábrica, o que, em contrapartida, abre uma janela de oportunidade, ainda que muito pequena, ao “irmão” que opera no segmento dos usados.
Contudo, nem sempre a alternativa de adquirir um veículo novo ou usado em território lusitano se apresenta como vantajosa, tanto pelo valor pedido como pela falta de certos modelos de automóveis que não chegam a ser lançados no subsector dos carros usados e por vezes nem o mercado dos veículos novos os transacciona. É nestes casos que olhar para o estrangeiro deve ser o caminho a seguir quando se pretende comprar aquele modelo em específico mas não se consegue encontrar por cá, seja porque razão for.
Quando nos deparamos com aquele tipo de impedimento a melhor alternativa é, então, informarmo-nos de todos os procedimentos e custos que implicará adquirir o carro em outro país. A pensar nessa circunstância, deixamos-lhe em seguida uma série de factos acerca desse procedimento, não se precisando valores, pois estes variam bastante devido a um vasto conjunto de agentes.
Custos de importar um veículo usado
- Pagamento do automóvel, algo com o qual naturalmente tem de contar mais, apesar de também aqui ter de considerar a forma de liquidação, que pode ir desde o pagamento na íntegra ao parcelamento de acordo com os trâmites da venda (no caso dos particulares terá de efectuar a liquidação em apenas uma parcela na esmagadora maioria dos casos);
- Estadia, alimentação e viagem de ida da pessoa que irá transportar o veículo. Este é um dos custos mais variáveis, pois depende em muito do país onde adquiriu o carro, por que rota irá viajar (se paga ou não pela utilização das vias) e o número de paragem que tem de efectuar de acordo com as horas necessárias para realizar o trajecto (os motéis são provavelmente a opção mais barata para pernoitar);
- Combustível para a viagem, acordo com uma transportadora ou contrato com a empresa à qual comprou o veículo. Este é um aspecto importante mas principalmente fundamental quando não é o novo proprietário do carro que o transporta para Portugal. Se tal não se verificar tem ainda de contar com o dinheiro gasto em combustível, embora já não tenha de se preocupar com outras burocracias referentes a este assunto;
- Imposto Automóvel (IA): calculado em função de várias características da viatura em causa, incluindo o país de aquisição, ano de produção e cilindrada. Não há, contudo, lugar à cobrança de qualquer percentagem de IVA por ser um carro que já esteve em circulação, beneficiando, por isso, da isenção dessa taxa;
- Dízimas adicionais em aquisições fora da União Europeia. Ao comprar um veículo fora da UE irá ter diversas agravações de custos e outras limitações, nomeadamente um desconto único de 10 por cento no IA (e não consoante a vida útil da viatura), taxa de 10 por cento sobre o preço do veículo (concernente aos direitos aduaneiros) e mais 19 por cento de IVA (igualmente à luz do valor do carro e sem isenção, por ser fora da UE);
- Documentos de legalização do veículo que tem de possuir obrigatoriamente quando o importa para Portugal, entre os quais se encontram os diferentes ofícios da alfândega e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT). Por fim, um seguro (mesmo que temporário), pois sem uma apólice válida não poderá conduzir o carro em país nenhum da União Europeia.
JOse Oliveira
bom dia
no caso que apresneta, e com vai re4gressar defintivamente a Portugal o seu veiclo está isento de impostos, apenas gastara nos processo administrativos
cumprimentos
raquelmar.lda
Boa tarde, Estou em Angola, com residência fiscal em Angola, e pretendo regressar a Portugal. Como tenho uma viatura ligeira com 1200 cc de cilindrada, matricula de 2012, 5 lugares.
Nesta situação esta viatura estaria isenta de pagamento de impostos? E de IVA? Se não qual o valor a pagar?
Muito obrigado
João Carlos Franco da Silva
BOM DIA
caso regresse definitivamente a Portugal é isento de ISV e IVA, desde que o veiculo seja de sua propriedade pelo menos um ano e um dias antes de cancelar a sua residencia
cumprimentos
Procuro carro para pagar por contrato de trabalho de taxi 936651075
No caso de comprar um carro usado na Alemanha, qual o valor de impostos (Iva ) a pagar, e, sobre que valor incide,se:
Comprar como particular :
1 – a um stand
2- a um particular
Se comprar em nome de uma empresa a:
1- a um stand
2- a um particular
Obrigado
Pedro Alexandre
bom dia
favor notar de que veiculos com mais de seis e mais de 6000km o IVA nao é devido em Portugal
quando aquirido por particulares
cumprimentos
Bom dia,
No caso de importar um carro com menos de um ano da Alemanha, que custos tenho associados?
Alguém conhece algum site para simular os custos associados à legalização de um carro importado alemão?
Obrigado.
Cump,
F
bom dia Filipe
poderá sempre consultar em http://www.raquelmar.pt e entrar em simuladores
cumprimentos
Ola
tenho este carro e queria o legalisar .
Citroën Berlingo gasolina 1.4i Advance LPG / gas
Ano : 02/2008
ccm : 1360 cm³
CO2-Emisâo comb.: ca. 175 g/km
Obrigado já por resposta com preco q tinha de pagar !!!
Cps
augusto fernandes
bom dia de forma a podermos fornecer valores é necessário saber se o o GPL é de origem, ou seja tem certificado de conformidade de fabrica em como este GPL saiu assim da fabrica PSA?
cumprimentos
Boa noite quanto fica para legalizar um audi a5 3.0tdi 204cv, 2012 do 06
Boa noite,
No caso de adquirir uma viatura comercial usada na Alemanha em nome de uma empresa a um stand, Iva paga-se lá ou ao legalizar aqui que o Iva é pago?
obrigado
rui rocha
bom dia
quantoà questao que coloca, deve ter em consideraçao o Sequinte:
caso o veiculo tenha mais de seis meses e mais de 6000km o IVA nao é devido em Portugal.
no momento da regularizaçao Fiscal do veiculo, por outro lado na Alemanha o IVA nao pode ser cobrado uma vez que é uma empresa a fazer a aquisiçao (transaçao intracomunitaria)
cumprimentos
boa noite,
ouvi dizer que pagamos mais imposto por o carro que nos comprar-mos seja raro ainda em portugal é verdade isso?
obrigado
bom dia Andre
nao é inteiramente verdade essa afimaçao os fatores que determinam mais ou menos impostos
sao CO2
cilindrada
ano e mes da 1ªmatricula
cumprimentos
Boa tarde eu tenho um peugeot 407 a gazolina de 2000 celindrada, eu penso que é CO2 168, cunato custa a legalização
Bom dia,
Tenho uma duvida: gostaria de importar uma carrinha de 9 lugares ( mercedes vito) no entanto como a mesma estará afecta á actividade da minha empresa ( passeios turismo) posso deduzir o Iva em portugal apresentando a factura que me passam na alemanha bem como a factura do imposto automovel e custos de legalizaçao?
obrigado,David
Bom dia David
quanto à questao que coloca, no que se refere ao IVA em nosso entender sim pode e deve deduzir dado tartar-se de uma transaçao intracomunitária.
quanto à segunda questao de ISV e restantes despesas tambem estas deve ser imputas à empresa
cumprimentos
Bom dia,
Obrigado pela resposta.
Quanto custaria o imposto+despesas de legalizaçao de uma carrinha como esta:
tem 2148cm3 cilindrada, 196g/km de emissoes, ano 04/2013
a minha duvida prende se com o facto de este veiculo em termos de alfandega cair na tabela de ligeiro passageiros ou na tabela de ligeiro de utilizaçao mista com mais de 2500kg de peso bruto( que é o caso desta carrinha)
Obrigado
boa tarde David
para para a situaçao que coloca sugerimos contactar morais@raquelmar.pt
cumprimentos
Bom dia vivo no Luxemburgo e queria por um carro BMW 116cilindrada1496 CO2 89g km quanto pode custar,matricular em potugues. O carro tem,6200k e 6 meses
Boa noite. Resido em Istambul (Turquia) faz 7 anos e tenciono regressar permanentemente a Portugal este Verão. Gostaria de saber os custos de legalizar a viatura que detenho faz 3 anos: volvo XC90 diesel 2.4 D5 7L Nivel 3, caixa automática de 2008? Tenho algum receio de que o custo final não compense levá-lo. Quanto tempo pode o carro circular sem ter matricula Portuguesa? Obrigada desde já por toda a sua ajuda
Bom dia,
Estou a comprar um carro em Rusia e queria voltar a Portugal, neste caso, gostaria de saber o preço aproximado a pagar para a Matriculaçao do carro, é novo nao tem dois meses. é um BMW X3, novo, cilindrada 1997, emissoes de CO2 combinadas 172-162 g/KM.
o que mais interessa-me é o custo do ISV +IVA que considero o mais elevado.
Muito obrigado
bom dia Manuel de Oliveira Cova
de forma a podermos fazer calculos é necessario indicar valor de compra que consta da fatura
cumprimentos
Bom Dia:
O custo do carro é 38 000 euros ao cambio do rublo neste dia. é essa uma das duvidas que eu tenho, no dia em que chaeger a Protugal os impostos a pagar vão ser de acordo ao cambio do dia? se assim for, podia ser um problema se no dia do pagamento do imposto a moeda baixar. Muito obrigado
Bom dia,
tenho pensado comprar um carro em Russia antes de voltar a Portugal, mas tenho duvidas no que respeita ao imposto IA, tendo en conta que o carro vai ter menos de seis meses quais serião a taxas a pagar, isto acrescentaria muito o custo?
se precisarem algum dado adicional, agradeço indicar.
Muito obrigado.
Manuel de Oliveira Cova
Boa noite
quanto à questao que coloca, deve ter sempre presente de que se trata de um veiculo fora da CE
o que implica pagar ISV na totalidade , Direitos e Iva sobre os impostos,porem e de forma a podemos ajudar temos a necessidade de saber outros elementos como:
valor de aquisição
marca
modelo
cilindrada
tipo de combustível
descarga de Co2
cumprimentos
IMPORTAÇÃO DE VEÍCULO APOSENTADO REAGRUPAMENTO FAMILIAR – MUDANÇA DE RESIDÊNCIA PARA A CIDADE DO PORTO-PT
Sou aposentado, e cidadão Portugues, mais precisamente luso-brasileiro, e estou aposentado no Brasil e em fase de mudança para a Cidade do Porto-PT, com vontade de estabelecer a minha residência na Cidade do Porto-PT, juntamente com minha esposa, advogada, brasileira, e com a qual estou casado há mais de 11 anos, juntamente com o nosso filho, de 11 anos, também cidadão Portugues, ou mais precisamente luso-brasileiro.
No momento estamos com uma séria dúvida sobre o aspecto legal, e documental, por ocasião do envio da “minha motocicleta”, que já está com mais de 03 anos de uso, porém a documentação de propriedade deste veículo está desde a época da compra no nome da minha esposa brasileira. E uma vez na estabelecidos na Cidade do Porto-PT, daremos entrada no processo de “Reagrupamento Familiar”, dado ao fato da minha esposa ser brasileira.
Enfim, gostaria de saber quais os encargos e tributos, e sobre a viabilidade legal de realizar esta importação de veículo, decorrente de mudança de residência, juntamente com a minha família.
Boa noite, queria comprar um mercedes c 220 cdi couper sport na Alemanha com 13 ou 14 Anos, em quanto fica a legalização ??
Agradeço a resposta
É muito obrigado
MARCELO CASTRO
boa tarde
quanto à questao que coloca favor notar de que em nosso entender a esposa pode beneficiar
do regime de isençao de impostos, bastando para o efeito dirigir-se ao Consulado/Embaixada Portuguesa e solicitar ao certificado Consular para efeitos de isençao, conforme determina a Lei 22-A/2007
cumprimentos
Reis Bras Fernandes
de forma a podermos ajudar é necessario informar
o valor de descarga de CO2 do veiculo ano e mes da 1ª matricula
cumprimentos
Boa noite
Quanto me custará a legalizaçao de um furgão usado marca Iveco .
custo de aquisição 14400€
cilindrada 2287cm3
peso bruto 3500kg
local de venda na união europeia
parabens pelo site…parabens…depois mando duvidas….e são inumeras…rsrs..
obrigado…
Carlos K. Vicente
jose oliveira
bom dia
para podermos fazer calculos deve informa ano e mes da 1ª matricula
e numero de Lugares
cumprimentos
quero comprar um Veiculo Mercedes Benz, na Alemanha em uma loja de veiculos usados
Tenho 3 modelos em vista…e nao sabia que o mes do primeiro registro faziam diferença…
1) O primeiro Modelo seria um Mercedes Benz C 250 CDI BE AMG diesel, coupe
de 150 CV ( 204 HP), com 51 mil km
2.143 cm³ CO2 emissions 129 g/km
emission class Euro 5
primeiro registo 01/2013 com valor de 26 mil euros com 51 mil km
2) e existe um outro semelhante com as mesmas caracteristicas ..identico, mais caro com 30 mil km…e data do primeiro registro em 02/ 2013 preco de 30 mil euros, muito bonito… e em melhor estado de conservacao..
3) e um outro…me desculpe…com identico…. com 55.700 km rodados por 27,9 mil euros e com data de primeiro registro de 12 / 2013…nao entendi…se há erro…mas ..CO2 emissions 152 g/km, nao sei se faz diferenca…
Agradeço a atenção…e explico , eu estou procurando imovel em Portugal, me aposentando, no Brasil…e primeiro querendo comprar um carro bom e usado….mas estou preocupado com a fama de impostos caros em Portugal… abraço…
faltou escrever que sao carros de 4 lugares…., no coupe o 5 lugar é apertado.
Nao consegui fazer , a simulação de custos…com preenchimento com os dados do carro
cumprimentos..
Carlos
Carlos Roberto K Vicente
bom dia
quiera registar valores a pagar em sede de ISV
1) paga 5.362.00€
2) paga 5.362.00€
3) paga 8.582.00€
cumprimentos
Obrigado….
Vou pensar um pouco mais, quero comprar o carro, mas me suppriende o valor dos impostos, a
Pegunto mais..
Ao trazer um carro da Alemanha, teria de pagar mais taxas, emplacamento, vistoria, alfandega??? Poderia me dar uma ideia, ou fica nestes valores mesmo??
Obrigado
Cumprimentos pelo trabalho….
Abraço
Carlos Vicente
bom dia sou imigrante no luxemburgo e pretendo regressar a portugal brevemente.
tenho uma viatura marca Hyundai ix35 ano 2013 a gasoleo comprei a viatura nova tenmho todos os documentos em dia, qual seria o preço a pagar para legalizar a mesma
Boa tarde
dado que regressa definitivamente a Portugal é isento de impostos apenas terá que pagar
os processos administrativos
cumprimentos
Boas eu tou com ideias de abrir um stand e importar viaturas de franca e Alemanha. O IVA se pagar lá não pago aqui certo. Ou pago a diferença tipo lá se for 19 e aqui 23 estes 4 por cento pago cá???
BOM DIA:ABRI UMA EMPRESA DE TRANSPORTES,MUITO RECENTE.ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM CAMIÃO,(TRACTOR VOLVO,POTÊNCIA -500 , KILOMETROS – 487.960 ,
ANO-12/02/2014 NIVEL ECOLÓGICO -EURO 5 , VALOR – 64.000€. DE MALAGA ESPANHA.
PODE ME INFORMAR O VALOR QUE ME PODE FICAR NUMA POSSIVEL LEGALIZAÇÃO.
QUERIA COMPARAR COM UMA OUTRA NACIONAL, COM AS MESMAS CONDIÇÕES.
OBRIGADOS
Boa noite,
Estou a pensar comprar um carro eléctrico de 2013 ou 2014 no Canadá, o valor do carro em Euros e de 33000€.
Gostaria de saber os imposto a pagar ou a onde me dirigir para me informar sobre estes assuntos. Muito obrigado.
Cumprimentos
João Araújo
boa tarde João Cândido Vieira de Araújo
de forma a dar valores mais aproximados possível é necessário indicar valor de frete
cumprimentos
Boa noite, está a perguntar do custo de transporte do Canadá para Portugal!!?
Não tenho ideia desse custo mas penso que não ficará caro vem num contentor!
Eu gostaria de saber era, sendo um carro eléctrico de 2013 com. Um custo de 33000€ que imposto alfandegários terei que pagar?!!
Muito obrigado
Cumprimentos
João Araújo.
Bom dia João Cândido Vieira de Araújo
o veiculo em questão é isento de ISV, paga apenas 10% de direitos e 23% de IVA sobre
valor da compra mais transporte
cumprimentos
Bom dia muito obrigado pela rápida resposta, então se comprar em nome da minha empresa poderei ainda deduzir o IVA!?
Muito obrigado
João Araújo
Olá boa tarde. Eu queria legalizar um carro suíço em Portugal sem ir embora de vez. O carro é um mercedes benz classe E 220 170 PS a gasóleo do ano de Março de 2012 e com 55.000 kl. Obrigado
Bom dia Raquel Maria,
Muitos parabens pelo site e pelo tempo gasto a troco de nada!
A minha duvida prende-se com o IVA: se eu comprar um carro na Alemanha de um stand aparece-me o preço net (sem IVA) e o gross (com IVA), se eu for particular tenho que pagar o gross certo? e se for um stand? e se não pagar o Iva se depois vender cá tenho que o vender com valor de venda net + IVA?
Muito Obrigado