Guia Definitivo para a Legalização de um Carro Importado

Actualmente compensa mais adquirir um veículo novo no estrangeiro e legalizá-lo em Portugal, pois mesmo com todos os custos dessa operação o preço total é na esmagadora maioria dos casos inferior ao praticado por cá, muito por culpa da força que os lobbies da indústria automóvel possuem e a também não menos importante falta de coragem dos políticos para enfrentarem esse tipo de interesses. É a junção destes dois factores que provoca a subida incompreensível do valor de venda dos “quatro rodas” e afasta os compradores, sobretudo em momentos de crise como o que vivemos agora.

A importação de carros ainda continua a ser hoje em dia (e felizmente) uma opção extremamente vantajosa quando comparada com a aquisição em solo nacional, podendo mesmo significar uma poupança de até 55%! E desengane-se quem pensa que esta percentagem está errada… Basta que dedique algum tempo a pesquisar e verá que ir ao estrangeiro buscar o seu próximo automóvel pode ser uma excelente forma de não ficar com a sua conta bancária a zeros.

Mas como a melhor prova do que foi sublinhado no parágrafo anterior é demonstrar em termos práticos o que tem de ser feito para legalizar um veículo importado, explicamos desde já todos os passos que deve seguir para adquirir a sua nova viatura no estrangeiro e legalizá-la em Portugal, economizado milhares de euros pelo caminho.

O que fazer no país de aquisição?

Embora os valores e montantes a pagar no acto de compra de um carro além-fronteiras variem muito, inclusive dentro da própria União Europeia, existem determinados custos associados ao negócio, seja em que país for. Entre eles encontra-se o pagamento do IVA acrescentado ao preço de venda do veículo (atenção! Há vários sites que não indicam o peso desta taxa, mencionando apenas a importância relativa ao automóvel, pelo que deve ler atentamente as informações), registo de propriedade em seu nome, livrete do carro e o Certificado de Conformidade Europeu (COC), sendo estes três últimos documentos absolutamente fundamentais e sem os quais nenhum condutor pode andar nas estradas da UE.

A partir do momento em que os passos supra-descritos estão dados, boa parte do trabalho no país de aquisição fica concluído. Resta agora acertar os pormenores para o transporte do veículo para Portugal (realizado de camião ou em reboque) ou fazer um seguro temporário para que possa conduzi-lo você mesmo desde o estabelecimento onde o comprou até sua casa.

Na eventualidade de escolher o transporte deve ter em linha de conta que habitualmente a importância cobrada por uma empresa transportadora ronda os 500/600 euros (quantia média praticada actualmente, incluindo já o seguro obrigatório) e implica que aceite as datas que estejam disponíveis. No caso de optar por se estrear ao volante do seu novo carro terá de considerar aspectos como o combustível e desgaste do automóvel, a sua alimentação, alojamento (é aconselhável que faça várias paragens em longos percursos) e um seguro temporário em viagem que andará algures pelos 150/300 euros, tendo uma validade raramente superior a 30 dias, a não ser que deseje prolongar a sua duração.

O que fazer em Portugal?

A partir deste momento é que tudo se complica. O processo é demorado, burocrático e a quantidade de filas de espera e dias perdidos deixa muito a desejar, sobretudo quando se está num país com pouco mais de 10 milhões de habitantes com residência permanente. E como se não bastasse ainda se tem de juntar a esses factores o dinheiro que tem de se desembolsar para legalizar um carro usado adquirido no estrangeiro, bem mais do que em países como a vizinha Espanha ou a Inglaterra, citando só duas nações. Podemos mesmo chamar-lhe um assalto aos nossos bolsos.

Mas considerações à parte, eis o que necessita de fazer para que possa conduzir o seu novo veículo (nas suas mãos) em solo nacional:

  1. Deve deslocar-se a um agente autorizado para a inspecção do automóvel assim que este chegue a Portugal, pois sem “luz verde” do centro de inspecções fica impedido de legalizar o carro, sendo portanto imprescindível a vistoria ao automóvel para prosseguir com todo o processo de legalização, nomeadamente para cumprir a tarefa que permitirá a atribuição da matrícula à viatura;
  2. Tem de se dirigir ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) para requerer a homologação do COC, isto é, a passagem deste documento de título europeu para sinal português, algo que não é nada mais do que uma actualização de dados para que a Alfândega possa considerar o veículo como legal em solo nacional e o desbloqueie para transporte;
  3. Já nos serviços da Alfândega será necessário preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) com todas as informações solicitadas e, em caso de dúvidas, pedir a ajuda de um funcionário que esteja habilitado a esclarecer questões relativas aos campos de ordem mais técnica, aqueles que geralmente suscitam mais confusão;
  4. Reunir os documentos que já possui da viatura e a DAV correctamente preenchida e entregá-los no balcão respectivo da Alfândega. Nesse momento ser-lhe-á indicado como pode saldar o Imposto Sobre Veículos (ISV), cujo pagamento se pode realizar na hora, em numerário ou através do multibanco, ou até um máximo de 10 dias úteis a contar da data em que foi pedido;
  5. Na sequência da homologação do COC, entrega da DAV na Alfândega e pagamento do ISV deve solicitar a matrícula do seu novo carro, o que pode fazer no dia em que se deslocar à Alfândega mas apenas se pagar de imediato o valor relativo a esse mesmo documento e à taxa automóvel;
  6. Depois de levantar a matrícula pode mandar produzir as chapas para serem mais tarde aplicadas no automóvel e, após a sua colocação, está tudo pronto para se escolher o seguro desejado. A partir desse momento pode conduzir o veículo com a DAV em seu poder, porque ainda que faltem documentos para que o processo fique concluído, a Declaração Aduaneira de Veículo já lhe permite viajar à vontade por um período de 60 dias desde a data em que foi emitido;
  7. O passo seguinte é voltar novamente ao IMTT e entregar todos os documentos que foram previamente requisitados na Alfândega para que aquela primeira entidade envie o seu processo para tratamento na Conservatória do Registo Automóvel, pois a emissão do Documento Único Automóvel (DUA) está dependente da apresentação da burocracia cumprida até à presente fase do demorado processo. Por isso, organize toda a papelada que foi acumulando no decorrer das várias tarefas que teve de realizar e não se preocupe caso leve o que não seja necessário porque mais vale excesso do que ter de lá voltar por falta de alguma coisa;
  8. A derradeira peça do extenso puzzle que é a legalização de um automóvel adquirido no estrangeiro é a solicitação do DUA junto da Conservatória do Registo Automóvel. Porém, entre o despacho do seu processo do IMTT e a entrada do mesmo na base de dados daquela conservatória há que esperar em média três ou mais semanas e só nesse momento poderá requisitar o Documento Único Automóvel, tendo então de se aguardar duas a três semanas após efectuado o requerimento para que o DUA chegue a sua casa.

O processo – que é uma verdadeira saga burocrática – não ficará completo depois de se realizarem os oito passos supra-expostos. No fim da concretização de todas essas tarefas tem ainda de se deslocar até uma repartição do Ministério das Finanças a fim de pagar mais uma taxa, o Imposto de Circulação, algo que no meio desta épica aventura será eventualmente o que fará com maior facilidade.

Como irá ter oportunidade de verificar pelo esforço, e sobretudo paciência necessária para as filas e resmas de papel que terá preencher, legalizar um carro importado em Portugal não é das missões mais simples nem tão pouco das mais rápidas. É um procedimento bastante demorado que envolve diversas entidades públicas, empresas do sector privado e até internacionais (o que é óbvio e inevitável, pois estamos a adquirir um produto importado…) mas bem que poderia ser muito simplificado se os governantes do nosso país tivessem a vontade e a coragem de enfrentar os lobbies e os grupos económicos em defesa do cidadão. No entanto, ambas as qualidades continuam ausentes no carácter dos políticos portugueses que têm o poder de o fazer. Resta esperar que esta situação mude no futuro.

Sendo este um artigo que pretende ajudar quem decida importar um veículo, terminar com uma mensagem positiva é indispensável. Assim, tenha em mente que embora deva empenhar-se nesta missão de dimensão quase heróica, o prémio final é um carro novo que foi escolhido por si, comprado a um bom preço e seleccionado de entre um universo substancialmente mais vasto do que a pequena indústria automóvel nacional. O trabalho será grande mas a recompensa será ainda maior.

Esta entrada foi publicada em Carros Importados com as tags , . ligação permanente.

241 Respostas a Guia Definitivo para a Legalização de um Carro Importado

  1. helio guerra diz:

    E com os mesmos requesitos em quanto ficaria a gasolina/gaz
    comprimentos
    HELIO GUERRA

  2. Rogerio Mendes diz:

    Bom dia Hélio Guerra,
    O carro a gasóleo paga € 5 049,80; a gasolina paga € 2 405,17.
    Atenção que estes valores referem-se à tabela geral do imposto. Sei que existe uma outra tabela que poderá ser mais vantajosa em função da quilometragem do carro. Essa tabela não está acessível ao cidadão comum; só a alfandega poderá prestar uma informação mais detalhada.
    Se quiser contactar a alfandega deixo-lhe aqui o número do telefone da Alfandega de Aveiro: 234 377 000. Posso deixar-lhe também o número de telefone duma agência de legalização de carros: 234 429 456/ 912 991 642 (Ana Maria Lopes). Esta também poderá ajudá-lo, se a isso estiver disposta. Uma coisa é certa mais do que os valores acima dados, não paga.
    Cumprimentos

  3. helio guerra diz:

    UM muito obrigado: sr mendes
    comprimentos
    Helio guerra

  4. Paulo Lanção diz:

    Sr. Mendes,
    É possível adquirir um documento que comprove os kms que uma viatura efectuou antes de sair do país de origem até ao seu destino? Para que seja possível controlar a veracidade dos kms que a viatura importada têm?

    Cumprimentos
    Paulo Lanção

  5. Miguel del Rey diz:

    Boa tarde. Gostaria de saber quanto fica aproximadamente o imposto de um carro que talvez importe de Espanha.
    Jaguar XK8 coupe
    Reg 06-2000
    Potencia 8cil / 3996 cm3
    Km actual 51.000
    Emissao CO2 aprox 284 g/km
    Obrigado,
    Miguel del Rey

  6. Rogerio Mendes diz:

    Amigo Paulo Lanção,
    É possível. Pedindo à marca, eles têm um registo das revisões feitas e a quilometragem que o carro tinha quando as fez. Outra maneira é levar o carro à marca e eles dizem-lhe se a quilometragem do carro se encontra ou não “mafiada”. Devo informá-lo que na Alemanha, por exemplo, é prática dos stands atrasarem o conta quilómetros em, pelo menos, 100 000 Km.
    Se precisar alguma ajuda na importação de um carro do estrangeiro, disponha pelo tlm 962093507.
    Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  7. Rogerio Mendes diz:

    Amigo Miguel del Rey,
    O carro que pretende importar de Espanha, se for a gasolina paga € 14 596,80; se for a gasoleo pagará € 21 119,83.
    Cumprimentos e disponha sempre,
    Rogério Mendes

  8. Miguel del Rey diz:

    Prelado Sr Mendes,
    Obrigado pela resposta. No caso trata-se de gasolina. Mas soube que ha uma forma de cálculo que usa redução desse valor baseada na diferença entre o preço do carro novo e o preço atual com base no preço aplicado ao veículo usado em Portugal pela eurotax. Isso pode ser aplicado ao caso?
    Cumprimentos,

  9. Rogerio Mendes diz:

    Amigo Miguel del Rey,
    Já depois de ter respondido à sua questão, lembrei-me que poderei arranjar-lhe um Jaguar KJ8-4.2 Executive, de Outubro de 2006, com 83 000 Km, com as seguintes caractristicas e equipamento:
    Matricula : 10/2006
    Cilindrada: 4 196 cc; 298 HP;
    Cor: cinzento melatizado;
    Combustivel: Gasolina;
    Bancos desportivos electricos e aquecidos;
    Bluetooth;
    Fecho central;
    Ar condicinado (controlo automático);
    Direcção hidráulica;
    Vidros elétricos;
    Kit mãos livres;
    Computador de bordo; Ajuste de acento eléctrico;
    Leitor CD;
    Sensores dianteiros e trazeiros de estacionamento;
    GPS;
    Tecto de Abrir;
    Volante multifunções;
    Equipamentos desportivos;
    Espelhos laterasi electricos;
    Jantes especiais;
    ESP;
    Faróis de xenon;
    Luzes diurnas;
    Sensor de chuva;
    Luz de nevoeiro:
    1 Só dono.
    Custo total deste carro já com todos os impostos pagos: € 43 000,00.
    Caso esteja interessado diga.
    Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  10. Miguel del Rey diz:

    Caro Sr Mendes,
    Não, tenho interesse apenas no modelo XK 8 ou R. Agradeço de qualquer modo, vou ver o que posso ou não fazer…
    Cumprimentos,

  11. Valdemar Pinto diz:

    ola Rogerio Mendes,
    Estou em duvida para a legalizaçao de um veiculo, sendo ele:
    Hyundai Genesis 2.0T; 210 CV; 220g/km CO2; 1.998cc
    este veiculo é de Maio de 2011 e ja está usado, vem da suiça e qero legaliza.lo para andar em portugal.
    Podera me indicar o valor qe terei qe pagar para a legalizaçao do mesmo??

  12. Rogerio Mendes diz:

    Olá Valdemar Pinto,
    O carro que pretende importar e partindo do pressuposto que como combustível utiliza a gasolina, pagará € 7 879,40 na sua legalização.
    Dado que pretende importá-lo da Suiça, penso que é imigrante. A ser verdade, o amigo pode usufruir de isenção.
    Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  13. valdemar diz:

    Rogerio, eu infelizmente nao vou ter essa sorte, porqe o carro vem d uma amiga qe esta bastante mal e esta pa falecer, e entregar.me.a o carro pa o legalizar e tratar dele

  14. Artur Ferreira diz:

    Boa tarde
    Sou emigrante na Alemanha, tenho uma carrinha Audi A6 2.5 TDI
    Registo 30.03.99
    Cilindrada 2496
    KM 201 000
    Diesel

    Gostava de saber o valor da legalização para poder circular com ela quando cá venho.
    Desde já o meu obrigado

    Artur Ferreira

  15. Rogerio Mendes diz:

    Olá Valdemar,
    Ainda no que se refere ao carro que pretende importar, se ele tiver acima de 200 000 Km, poderá beneficiar duma redução. Neste caso o processo é mais complicado porque terá de ser objecto de uma avaliação feita pela Eurotax e só depois os serviços alfandegários poderão calcular o valor a pagar. Não existe qualquer tabela, disponível ao cidadão, que possa habilitar-nos a fazer o cálculo do valor a pagar. De qualquer modo o carro vale bem o valor do imposto. Se precisar de alguma ajuda na importação disponha. Pode contactar-me pelo tlm 962093507.
    Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  16. Rogerio Mendes diz:

    Olá Artur Ferreira,
    Como imigrante o amigo goza de isenção na importação de um carro. Não sei informá-lo é quais as “voltas” que o amigo tem de dar.
    Quem poderá informá-lo é a alfandega ou uma agência de importação de carros.
    Posso informá-lo que a Alfandega de Aveiro tem o tlf 234 377 000 e Ana Maria Lopes tem uma agência de legalização de carros e tem os telf 234 429 456/ 912 991 642.
    Espero ter ajudado (pouco), cumprimentos,
    Rogério Mendes

  17. Bom dia Sr Helio
    o seu veiculo para regularização fiscal deve seguir o regime de método alternativo já
    que poupa em sede de IVS quase mais de 2000.00€
    como abaixo se indica:
    ISV Geral 5.094.80€
    método alternativo+- 3.069.00€

  18. bom dia Sr Artur Ferreira
    para regularização fiscal do seu veiculo em Portugal, deve solicitar o regime de método alternativo já que poupa um valor substancial ou seja:
    considerando os elementos fornecidos e com o valor de referencia de descarga de CO2 de 186Gr/km deverá pagar aproximadamente 3.500.00€

  19. bom dia Sr Miguel Rey
    caso opte pelo xk8 de solicitar o método alternativo já que poupa muito em sede de ISV

  20. Victor diz:

    Olá boa tarde eu queria saber como legalizar um carro em Portugal que documentos se precisa puis eu resido na suíça meu carro e um borá 1896 cilindrada tdi ano 30.06.99

  21. Tiago Abreu diz:

    Bom dia Sr. Mendes

    Estou a pensar adquirir uma viatura Volvo V40 na Alemanha com as seguintes caracteristicas:
    Ano: 11 de 2012
    Cilindrada: 1600 (115 cv)
    km: 39 987km
    88 g/km CO2
    Pode ajudar-me a saber quanto pagarei pela legalização da viatura em Portugal?

    Desde já agradeço atenção e disponibilidade.

    Tiago Abreu

  22. Stephanie diz:

    Boa Noite,

    Estou a pensar adquerir um carro em França. Contudo ainda nao me decidi na marca e no modelo. Mas gostaria de saber quais são os valores para a legalização de um carro com as seguintes caracteristicas:

    Gazole
    cilindrade 1600 (95cv)
    104 CO2
    1 ano

    Ou

    Gazole
    Cilindrade 1500 (75cv)
    109 CO2
    1 ano (+- 15000/20000km)

    Desde já muito obrigada!

  23. Rogerio Mendes diz:

    Boa tarde Tiago Abreu.
    Penso que o carro que pretende importar, Volvo V40 tem 1560 cc e não 1600 cc como diz.
    De qualquer forma posso informá-lo que se o carro tiver 1560 cc e for a gasolina pagará € 1 520.81; se for a gasóleo pagará € 2 153,62. Mas se realmente tem 1600 cc e for a gasolina já irá pagar € 1 666,73 e se for a gasóleo terá de pagar € 2 299,54.
    Ajudei? Um abraço,
    Rogério Mendes

  24. Rogerio Mendes diz:

    Boa tarde Stephanie,
    O carro que pretende importar se for de 1600 cc, 104 g/ Km de CO2 se a data da primeira matricula estiver entre 12/07/2102 e 13/07/2013, paga € 2 765,01; se a data da primeira matricula estiver entre 12/07/2013 e 13/07/2014, pagará € 3 331,26.
    Já o caro com 1500 cc e 109 g/Km de CO2, se a data da primeira matricula estiver entre 12/07/2102 e 13/07/2013, paga € 2 622,17; se a data da primeira matricula estiver entre 12/07/2013 e 13/07/2014, pagará € 3 152,71.
    Espero ter ajudado, cumprimentos,
    Rogério Mendes

  25. Tiago Abreu diz:

    Boa tarde Sr. Mendes,

    Sim tem toda a razão, indiquei-lhe a cilindrada erradamente. Ajudo imenso.
    Muito obrigado pelas explicações.

    Tiago Abreu

  26. Samuel Correia diz:

    Boa tarde Sr. Mendes,
    Quanto me ficaria a legalização de um smart a gasóleo fortwo passion 799Cm3 de 2008 com 50.000 Km.

    grato pelo seu tempo e esclarecimento.

  27. Stephanie diz:

    Muito Obrigada!!! =)

  28. Rogerio Mendes diz:

    Boa noite Samuel Correia,
    Para que possa dar-lhe a informação pretendida tem de fornecer-me: qual a emissão de CO2 e o mês e ano (2008) da +primeira maticula.
    Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  29. Samuel Correia diz:

    Muito obrigado pelo seu comentário breve. O smart é de 10/2008 e gasta 88 g/km

  30. Lúcia Silva diz:

    Boa noite, Sr. Mendes,

    Gostaria de saber quanto fica a legalização de um Mercedes C 220, com 2100 cilindrada, com 170 cv, 50.000km, de Julho de 2011, CO2 de 109g/km

    Cumprimentos,

    Lúcia Silva

  31. Rogerio Mendes diz:

    Bom dia Samuel Correia,
    O carro que pretende importar paga € 606,59.
    Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  32. Rogerio Mendes diz:

    Olá Lúcia Silva,
    Não sei se está compradora do carro, se o carro já é seu. Isto porque o valor que me dá tanto para a quilometragem, como para a emissão de CO2, me parecerem bastante baixos. Por outro lado, se está compradora cuidado com quem se mete! Na Alemanha, por exemplo não é muito fiável comprar em alguns stands e a particulares nunca! Se reparar nos anuncios publicados na Alemanha publicitando carros vendidos por particulares, não constam nem o nome nem a morada do vendedor! Cuidado portanto!
    Quanto ao valor de CO2 que me dá, parece-me muito baixo para C220 de 2011. Posso dizer-lhe que naquele ano as emissões andavam entre 117 g/Km e 200 g/Km e quando proceder à importação vão-lhe pedir o COC, que é um certificado de conformidade emitido pela Mercedes e é aí que vem a emissão real. Mais uma vez cuidado, porque como adiante vai ver é aí na emissão de CO2 que vai estar a diferença. Já agora o C220 não tem 2100 cc, mas sim 2143 cc, o que também é importante para o cálculo final. Vamos lá dar-lhe valores, que é o que a Lúcia está à espera:
    – Carro com 109 g/ Km de emissão – € 4 521,05;
    – Carro com 117 g/ Km de emissão – € 4 840.67;
    – Carro com 127 g/ Km de emissão – € 5 498,79;
    – Carro com 154 g/ Km de emissão – € 7 992,91;
    – Carro com 200 g/ Km de emissão – € 12 977,55
    Como vê pelos exemplos dados a emissão de CO2 é determinante no calculo do valor de legalização.
    Se precisar de alguma informação adicional, não tenha problemas contacte-me pelo tlm 962 093 507.
    Ajudei? Cumprimentos,
    Rogério Mendes

  33. Marcelo Ribeiro diz:

    Tenho uma questão a um caso novo: quadriciclos elétricos.
    Pretendo comprar em Espanha um Renault Twizi elétrico usado de 2012 com poucos km.
    Sendo este um quadriciclo, os passos de legalização são os mesmos?
    Se o carro tiver menos de 6000km vou ter que pagar IVA em Portugal?
    Obrigado

  34. bom dia Sr Marcelo
    tratando-se de quadriciclos estes estão sujeitos a tabela própria, para não pagar Iva em Portugal todos os veículos tem de ter mais de 6000Km e mais de seis meses de forma cumulativa quanto aos procedimentos são exatamente iguais, importa salientar de que é fundamentar munir-se do certificado de conformidade (COC)
    cumprimentos

  35. Cosmin Chirita diz:

    Boas gostaria de saber quanto me iria custar em legalizar um:
    Audi A3 de 2005
    Norma Euro: euro4,
    150000 km,
    140 CV

  36. Cosmin Chirita diz:

    Boas gostaria de saber quanto me iria custar em legalizar um:
    Audi A3 de 2005
    Norma Euro: euro4,
    150000 km,
    140 CV
    Motor :1 985 cm3
    Diesel

  37. Marco Vieira diz:

    Boa noite Sr. Marcelo
    sou residente na Suiça e neste momento tenho dois veiculos e gostaria de saber se possivel quanto me irá custar a legalização de um dos veiculos trata-se de um Volvo XC90 2.500 turbo gasolina de 2003 com 100.000 km.
    agradeço toda a juda possivel neste assunto desde já agradeço o seu tempo.

  38. Pedro diz:

    boa tarde
    importar um smart for two de janeiro 2000 gasolina , cc 999, co2 116
    o total é que indicara é ja com os papeis todos?

  39. Diogo Laranjeira diz:

    Boa noite Caro Sr. Rogerio Mendes,
    Poderia dar-me valores para a legalização de um Smart Fortwo CDI do ano 2001 com cerca de 180.000km vindo da Alemanha?

    Muito obrigado desde já,
    Cumprimentos.

  40. Rogerio Mendes diz:

    Pedro:
    A importação do Smart que indica pagará na Alfandega € 100.00 + € 76.00 numa inspecção, tipo B, a fazer num Centro de IPO + € 45.00 no IMT + IUC + Agência de legalizaçao de carros +
    Pagamento na Conservatória do Registo Automóvel. E pronto… está em condições de começar a circular. Não lhe sei dizer é quanto vai pagar à agência, nem de im posto de selo (IUC), nem na Conservatória. Poderei adiantar que a agência é capaz de lhe cobrar à volta de € 250.00.
    Cumprimentos.
    Rogério Mendes

  41. Rogerio Mendes diz:

    Bom dia Sr. Diogo Laranjeira,
    A resposta ao solicitado já lhe foi dada telefónicamente.
    Tal como ficou combinado, logo que tenha mais noticias, contactá-lo-ei.
    Cumprimentos
    Rogério Mendes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>