Quanto paga ao importar um carro usado

Não foi há muito tempo que o Governo alterou as “regras” de importação de veículos e também foi recentemente que essas modificações começaram a surtir efeitos, embora o sector lusitano da revenda automóvel afirme não ter verificado grande contracção de vendas – o que é muito difícil de calcular, não havendo, portanto, forma de comprovar uma afirmação como esta – além da provocada pelo desgoverno das contas públicas e a consequente “surpresa” de impostos a cada mês que passa.

Declarações (no mínimo) contestáveis à parte, facto é que a descida do Imposto Sobre Veículos (ISV) que havia sido preconizada pelo Governo no início do ano veio tornar a importação de automóveis menos dispendiosa, permitindo assim que os portugueses tirem finalmente partido das vantagens de se viver na União Europeia para adquirirem os carros usados desejados a preços bem mais reduzidos que em Portugal. As fronteiras monetárias foram ligeiramente diminuídas – o valor de impostos está, porém, longe de ser justo quando se compara com outros países da UE – e a complexidade dos processos de aquisição sofreu uma (pequeníssima) simplificação, dois aspectos melhorados com resultados efectivos que se devem poder verificar numericamente no final do ano.

O que mudou no preço final?

A medida que visa descer o ISV na compra de carros importados usados pode chegar a aliviar o peso desta taxa em quase 40 por cento, nomeadamente na aquisição de veículos com mais de cinco anos, o que se reflectirá numa queda brutal do custo final imputado ao cliente. Na prática isso poderá levar ao crescimento da preferência dos compradores nacionais pelos automóveis usados ao invés dos novos, numa clara tentativa de impulso à venda de produtos através das alfândegas – que se pagam bem! –, o que irá prejudicar fortemente o sector da revenda em Portugal, pois segundo a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) há mesmo alguns veículos que importados vão ficar mais baratos do que se adquiridos em solo nacional.

O que fica para trás?

As novas decisões aplicáveis à importação de carros usados substituem assim o cálculo anteriormente efectuado para determinar os custos, cujas bases assentavam na cilindrada e emissão de CO2 mediante a idade do veículo, numa primeira fase, mas que em 2009 foi modificada com a eliminação da redução consoante a pegada ecológica. Dois anos volvidos a fórmula regressa ao estado original, contabilizando tanto a cilindrada como o impacto ambiental directo, embora a partir deste ano o montante da redução de custos se faça sobre uma quantia substancialmente maior (cilindrada + emissão de CO2) e não somente a prévia importância de referência (cilindrada).

Em termos de implicações para a sua carteira, todos os avanços e retrocessos aplicados à compra de veículos importados usados culminam a partir de 2011 – até um qualquer político se lembrar de voltar a mudar as “regras do jogo” – com mais benefícios para os portugueses que pretendem adquirir carro usado além-fronteiras. Poderá ainda usufruir de um desconto maior no ISV e reduzir em larga escala o montante a pagar ao Estado se escolher um automóvel “amigo do ambiente” que tenha igualmente boa cilindrada.

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351 Responses to Quanto paga ao importar um carro usado

  1. Emanuel
    bom dia
    de forma a podermos ajudar deve indicar ano e mes da 1ª matricula e se possivel Nr de Km que o veiclo tem neste momento
    cumprimentos

  2. Diogo Laranjeira diz:

    Viva boa tarde,

    Queria importar da alemanha um automovel do grupo VAG , por exemplo a3/a4/seat leon por aí . Sendo veiculos com 1900cc /2000cc o Co2 é alto na casa dos 140g 150g.

    Ouvi dizer que é possivel reduzir o valor de ISV se o carro tiver 300.000km ou mais é verdade?
    E como funciona? Onde deduzem o valor por causa dos Kms?
    Obrigado pela atenção,
    Cumprimentos,
    Diogo L

  3. Santos diz:

    Boa tarde, legalizando um Jaguar XK8 com 4.000 cc, de Novembro de 1996 a gasolina, com 160.000km, vindo de Inglaterra, quanto se gastaria para importa-lo? parece que o CO2 é de 281gr/km.

    Muito obrigado.
    Melhores Cumprimentos

  4. Maria gomes diz:

    queria comprar! uma Limusina lincon grande a cilindrada é de mais ou menos 4000 a 5000 o ano de 1996 a 2002 quanto me pode ficar a legalização mais ou menos obrigada,

  5. Joaquim Cunha diz:

    Bom dia
    Quero legalizar um veículo francês em Portugal que é um Mercedes C220,150 cavalos,ano 2004,diesel,clindrada 2200, Co2 -183g/km
    Obrigado por a sua atenção
    espero ter uma resposta rapidamente.

  6. Joaquim Cunha diz:

    Bom dia
    Quero legalizar um veículo francês em Portugal que é um Mercedes C220,150 cavalos,ano 06/2004,diesel,clindrada 2200, Co2 -183g/km, 180000kms
    Obrigado por a sua atenção
    espero ter uma resposta rapidamente.

  7. Je veu acheter pas cher se quel le prix moi cher

  8. 606 diz:

    Boa Tarde,

    Eu Quero legalizar um veículo Polaco em Portugal que é um Volvo S40 2.0d del ano 2005, 136 cavalos,clindrada 1997, Co2 -153g/km

    Obrigado por a sua atenção

  9. FERNANDO GONÇALVES diz:

    BOM DIA SENHORES/AS
    EM QUANTO ME FICA A LEGALIZAÇÃO DE UM AUTOMÓVEL RENAULT CLIO DE 2008, COM A CILINDRADA DE 1200 CC/ CO2 139
    OBRIGADOS/AS

  10. FERNANDO GONÇALVES diz:

    BOM DIA SENHORES/AS
    NO SEGUIMENTO DESTE FORUM, GOSTARIA DE SABER POR FAVOR, IMPORTANDO UMA VIATURA COM CILINDRADA DE 1149 CC, E CO2 139 DO ANO DE 2008, QUANTO SERIA A LEGALIZAÇÃO DA MESMA EM PORTUGAL
    OBRIGADO/A

  11. A.S diz:

    Boa noite,

    Pretendo importar da Alemanha para Portugal um BMW 740D.
    306cv
    Cilindrada: 2993cc
    Emissão de CO2: 181 g/km
    Ano: 2011
    Quais os custos (aproximadamente) da legalização em Portugal?

    Os melhores cumprimentos

  12. Nuno Preira diz:

    Boas gostaria de saber quanto paga um mercedes b180 de 2012 com 250 mil klm importado com estes klm da pa legalizar em metodo alternativo

  13. Nuno Preira
    bom dia
    para podemos ajudar favor indicar :
    mes da 1ª matricula
    valor de descarga de CO2
    cumprimentos

  14. Plessis Julia diz:

    Boa tarde. Queria levar um carro de franca para legalizar em Portugal e gostaria de saber quanto custa. E Nissan Micra cabriolet du ano 03/05/2006 tem 107000km et 160 CO2. Cumprimentos.

  15. Plessis Julia diz:

    Boa tarde. Queria levar um carro de Franca para portugal e legalizalo e gostaria de saber quanto custa. E nissan micra cabriolet do 03/05/2006 Tem 107000Km e 160CO2 e que documentos e preciso,obrigado. Cumprimentos

  16. Plessis Julia diz:

    Esqueci me de dîzer no comentario anterior que carro para legalizar o Nissan o combustible e a gasolina obrigado.

  17. Hugo diz:

    Boa noite
    Gostaria de saber quanto fica para legalizar um Renault megane 1.5 110 cv de 2010 com 118000km com emissões de 114g\km e um Peugeot 207 1.4 70 cv de 2010 com 115000 com emissões de 110g\km?
    Obrigado e parabéns pelo seu blog

  18. Hugo diz:

    Os carros são franceses esqueci me de assinalar isso no primeiro comentário

  19. Hugo
    boa Tarde favor inicar mes da 1ª matricula dos veiculos
    cumprimentos

  20. lee diz:

    boa tarde

    Queria importar um carro de frança como devo fazer para vir a conduzir.
    La funciona como em Alemanha com matricula de importação?

    obrigado

  21. Alberto Dantas diz:

    Olá, caros senhores.
    Gostaria de saber em quanto me ficará a legalização de um Audi A4, matrícula de 4/2009, co2 de 144gr , cilindrada 1968cc e com cerca de 65.000Km.
    Já agora, em média, em quanto ficará o transporte em camião?
    Grato pela atenção.

    Atenciosamente
    Aberto Dantas

  22. bom dia Alberto Dantas
    de forma a podermos ajudar favor indicar país de procedencia do veiculo
    cumprimentos

  23. Joaquim Marques diz:

    Boa noite gostava de saber quanto fica para legalizar um audi a5 3.0 TDI 204cv de 2012/06, agradecia ajuda obrigada

  24. boa tarde Joaquim Marques
    de forma a podermos ajudar favor indicar país de procedencia e descarga de CO2
    cumprimentos

  25. joaquim marques diz:

    boa tarde, o co2 não faço ideia mas sei que o carro é belga

  26. Alberto Dantas diz:

    Boa noite
    Em resposta , tardia, ao mail de 13 do corrente, a viatura e Alemã.
    Peço desculpa pela resposta tardia.

    Grato pela ajuda

    Atenciosamente

    Alberto Dantas

  27. bom dia Alberto Dantas
    o veiculo em questaqo vai pagar de ISV o montante de 4.580,37€
    caso o veiculo esteja equipado com filtro de particulas ao valor acima inicado deve ser deduzida a importancia de 500.00€
    cumprimentos

  28. bom dia Alberto Dantas
    o veiculo em questao deverá pagar de impostos no regime Geral cerca de 8.494,04€
    isto partindo do principio que o veiculo em questao tem uma descarga de CO2 de 133Gr/KM
    por outro lado somos da opiniao de que dadas as carateristicas do veiculo deve pedir uma simulaçao no regime de metodo alternativo pois poderá poupar algum valor no pagamento de impostos
    cumprimentos

  29. Alberto Dantas diz:

    Muito obrigado pela ajuda

    Cumprimentos

  30. Sandra santos diz:

    Boa tarde tenho uma carrinha aqui na suiça audi avant 2000 cilindrada do ano de 1999. Gostava de a legalizar em portugal para ter carro ai quando vou de ferias o k tenho que fazer e qual sera o valor mais ou menos da legalizaçao. Obrigado

  31. Sandra santos
    de forma a podermos fazer calculos é necessario indicar o valor do veiculo, porem sempre
    podemos adiantar que veiculos procedentes da Suiça o custo para fazer a regularizaçao fiscal sao muito elevados e provavelmente nao se justifica isto em nossa opiniao
    cumprimentos

  32. Bom dia Joao Salvador
    pedimos desculpa por vezes isto acontece, por favor coloque novamente a sua questao
    cumprimentos

  33. Hugo Silva diz:

    Boa noite. Podem – me indicar qual o melhor método, se o normal ou alternativo para a seguinte viatura: carrinha Mercedes c180 Blueefficiency t-model de 11/2011, com 131000km, 2143cm3 e 127co2.
    Obrigado e bom fim de semana.

  34. Antonio Monteiro Couto diz:

    tenho carro rover 45 ano 2000 que jà foi português agora é suico e queria voltar a legalizar como português quanto pago. Obrigado

  35. Antonio Monteiro Couto
    bom dia
    no caso que apresenta importa saber exatmente hà quantos anos a que esse carro foi exportado para a Suiça, só depois de termos essa informaçao a que podemos adiantar comentarios
    cumprimentos

  36. bom dia Hugo Silva
    somos da opiniao de que deve fazer a simulaçao do metodo alternativo, poderá poupar em sede de ISV
    cumprimentos

  37. Luis Trindade diz:

    Boa Noite,

    Ando a pensar importar um automóvel, contudo ainda não percebi muito bem a questão do IVA, segundo as normas da CEE não se pode pagar o IVA do automóvel 2 vezes e como tal se comprar a um particular não pago IVA nem no país onde adquirir o carro nem no de residência, então mas se não for a um particular tenho de pagar IVA onde adquirir o carro? Que eu saiba o IVA já foi pago quando a novo, isso não vai contra as normas da CEE? (em toda esta dúvida estou a falar de usados apenas claro).

    Com os melhores cumprimentos

  38. Jose Alberto Lobato diz:

    Boa tarde,

    estou a pensar importar da Alemanha um Mercedes C 220 de 2013 com 29000 Km, que dizem estar a custar 21300 € já com IVA.
    Não contando com o resto das despesas, transporte e documentação, quanto iria este veiculo pagar de imposto para estar devidamente legalizado ?
    Obrigado.

  39. bom dia Jose Alberto Lobato
    de forma a podermos ajudar favor indicar os seguintes elementos
    ano e mes da 1ª matricula
    se carro ou carrinha
    se caixa manual ou automatica
    versao (classic elegance ou avangard)
    valor de descarga de CO2
    se possivel indicar o nr de KM que o veiculo tem neste momento
    cumprimentos

  40. Joaquim Augusto P. Silva diz:

    Boa noite .
    estou a trabalhar na Holanda e gostava de levar um carro para Portugal com cilindrada 1600cc de 2014 .
    combustível , gasóleo
    quanto custa a legalização da matricula para Português.

  41. boa tarde Joaquim Augusto P. Silva
    quanto à sua questao como já foi referido, para beneficiar de isençao de impostos o veiculo tem de ser de su propriedade à mais de 1 ano e um dia na data de cancelamento da su residencia, no país de acolhimento
    cumprimentos

  42. Jose silva diz:

    Que documentos trazer da viatura?
    Comprado a stand é uma faturas, e comprado a um particular???
    Basta a declaração de compra/venda?

  43. boa tarde Jose silva
    sendo um particular o contrato de compra e venda é o suificiente para a regularizaçao em Portugal
    cumprimentos

  44. z oliveira diz:

    boa tarde estou a pensar em comprar uma carrinha Renault clio de 2013 na suiça e pretendo legaliza la no Luxemburgo alguém me sabe dizer o valor da legalização por favor urgente obrigada

  45. Bom dia z oliveira
    dado tratar-se de um carro procedente de um País nao CE, para que sej possivel inicar valores
    é necessario indicar
    cilindrada
    valor de descarga de CO2
    e valor do veiculo.
    porem desde já podemoas adiantar de que em 99% dos casos o pagamento de impsotos sao de tal ordem altos que nao justificam
    cumprimentos

  46. Jose silva diz:

    Estou a me organizar para ir buscar um carro ao estrangeiro (italia).
    Sabem me dizer se o processo é igual a alemanha com as matrículas?
    Uma viatura vindo de qualquer lado da europa (italia) vem sempre com matricula provisória e com seguro ou poderá vir com a própria matricula???
    Obrigado

  47. bom dia Jose silva
    quanto à sua questao o processo é exatamente o mesmo deve em nossa opiniao pedir matriculas
    provisorias ou de exportaçao
    cumprimentos

  48. miguel caldeira diz:

    bom dia, estou interessado em comprar um carro na belgica e enviar para Portugal e gostava de saber quanto vou pagar de isv por um seat leon 1598 celindrada 119g/km co2 de outubro de 2012
    cumprimentos

  49. Helder diz:

    Boa tarde, gostava de saber quanto custa colocar um audi A4 Avant 2.0tdi de 2009
    O valor das burocracias e do transporte, colocar em Portugal já com matrículas, o carro é suíço.
    Cumprimentos Hélder Silva
    Vi num site, só queria saber preços burocráticos
    O carro conta com 173 mil km

  50. Ângelo Alves diz:

    Boa tarde. Resido actualmente na Bélgica e encontro mede partida para portugal. Gostaria de saber qual o processo e o custo da legalizacao de uma renault megane1.5 dinamic , 110 cv.
    Obg

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