Quanto paga ao importar um carro usado

Não foi há muito tempo que o Governo alterou as “regras” de importação de veículos e também foi recentemente que essas modificações começaram a surtir efeitos, embora o sector lusitano da revenda automóvel afirme não ter verificado grande contracção de vendas – o que é muito difícil de calcular, não havendo, portanto, forma de comprovar uma afirmação como esta – além da provocada pelo desgoverno das contas públicas e a consequente “surpresa” de impostos a cada mês que passa.

Declarações (no mínimo) contestáveis à parte, facto é que a descida do Imposto Sobre Veículos (ISV) que havia sido preconizada pelo Governo no início do ano veio tornar a importação de automóveis menos dispendiosa, permitindo assim que os portugueses tirem finalmente partido das vantagens de se viver na União Europeia para adquirirem os carros usados desejados a preços bem mais reduzidos que em Portugal. As fronteiras monetárias foram ligeiramente diminuídas – o valor de impostos está, porém, longe de ser justo quando se compara com outros países da UE – e a complexidade dos processos de aquisição sofreu uma (pequeníssima) simplificação, dois aspectos melhorados com resultados efectivos que se devem poder verificar numericamente no final do ano.

O que mudou no preço final?

A medida que visa descer o ISV na compra de carros importados usados pode chegar a aliviar o peso desta taxa em quase 40 por cento, nomeadamente na aquisição de veículos com mais de cinco anos, o que se reflectirá numa queda brutal do custo final imputado ao cliente. Na prática isso poderá levar ao crescimento da preferência dos compradores nacionais pelos automóveis usados ao invés dos novos, numa clara tentativa de impulso à venda de produtos através das alfândegas – que se pagam bem! –, o que irá prejudicar fortemente o sector da revenda em Portugal, pois segundo a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) há mesmo alguns veículos que importados vão ficar mais baratos do que se adquiridos em solo nacional.

O que fica para trás?

As novas decisões aplicáveis à importação de carros usados substituem assim o cálculo anteriormente efectuado para determinar os custos, cujas bases assentavam na cilindrada e emissão de CO2 mediante a idade do veículo, numa primeira fase, mas que em 2009 foi modificada com a eliminação da redução consoante a pegada ecológica. Dois anos volvidos a fórmula regressa ao estado original, contabilizando tanto a cilindrada como o impacto ambiental directo, embora a partir deste ano o montante da redução de custos se faça sobre uma quantia substancialmente maior (cilindrada + emissão de CO2) e não somente a prévia importância de referência (cilindrada).

Em termos de implicações para a sua carteira, todos os avanços e retrocessos aplicados à compra de veículos importados usados culminam a partir de 2011 – até um qualquer político se lembrar de voltar a mudar as “regras do jogo” – com mais benefícios para os portugueses que pretendem adquirir carro usado além-fronteiras. Poderá ainda usufruir de um desconto maior no ISV e reduzir em larga escala o montante a pagar ao Estado se escolher um automóvel “amigo do ambiente” que tenha igualmente boa cilindrada.

Esta entrada foi publicada em Carros Importados com as tags , . ligação permanente.

351 Responses to Quanto paga ao importar um carro usado

  1. Ângelo Alves
    bom dia no caso que apresenta e se o veiculo da da sua propriedade pelo menos um ano e um dia tem direito a isençao de impostos, deve pediar apenas nas autoridades administrativas o certificado de residencia donde deve constar a data de entrada no país de acolhimento e a data de cancelamenmto da sua Residencia
    cumprimentos

  2. Patricia Eloi diz:

    Boa tarde,
    Resido em Angola e penso levar o carro que aqui tenho para Portugal.
    O carro está no nome da empresa que é do meu marido. Todos os documentos do carro estão no nome da empresa. O que terei que fazer para conseguirmos levar o carro?
    Quanto terei que pagar para legalizar o mesmo à chegada a Portugal?
    O carro é um Renault Duster 1200 e é de 2015

  3. boa tarde Patrícia
    no caso que apresenta , lamentamos ter de a informar de que para poder beneficiar da Lei de emigrante o veiculo teria que ter um ano e um dia em seu nome ou nome do marido à data do cancelamento da residência no país de acolhimento, assim ao trazem o veiculo vão pagar os impostos na totalidade e para que possamos informar valores deve indicar :
    cilindrada
    valor de descarga de CO2
    valor do veiculo e valor de frete
    cumprimentos

  4. Marques diz:

    Boa tarde.
    Gostaria de obter informação sobre valores de legalização.
    Gostaria de levar para Portugal um carro com matricula Suiça para legalizar em nome da minha esposa, que reside em Portugal.
    O registo Suiço está em meu nome, além dos valores da legalização, gostaria de saber quais os documentos necessários, se terei de fazer algum tipo de declaração de venda ou doação, ou algo semelhante, de mim para a minha esposa.

    O Veículo em questão é o seguinte:
    VW Passat Variant Confortline 2.0Tdi 140cv (1968 cm3)
    Ano 2007
    Emissões CO2 165 g/km (tirado da net)

    Agradeço desde já a disponibilidade.

  5. Pinho diz:

    Bom dia,
    gostaria de importar de um país comunitário (Alemanha) um furgão VW Transporter T5 (euro5), ligeiro de mercadorias, caixa fechada, lotação de 3 lugares incluindo condutor, 1968cc, e cerca de 195g CO2. Em que categoria de ISV se enquadra este tipo de veículos? Qual o valor aproximado de ISV e IVA terei que pagar em Portugal? Agradeço a atenção disponibilizada?

  6. antonio sentieiro diz:

    Gostaria de importar um carro usado da bélgica, para não pagar ISV, quais são os custos, se os há, quantos anos tem ter carro e valores do co2. Agradeço uma resposta.

  7. David Santos diz:

    Vivo na Alemanha quanto vou pagar para vende meu carro em Portugal com matrícula portuguesa

  8. antonio almeida diz:

    ola boa noite que decomentos preciso para legalizar um carro e uma moto em portugal indo definitivo da suica ? que valores mais ou menos preciso ?obrigado

  9. Fátima Nascimento diz:

    Boa tarde

    quanto vou pagar para legalizar um Mitsubishi TR4 de 2008 gasolina?

  10. Fátima Nascimento diz:

    Boa tarde

    quanto vou pagar para legalizar um Mitsubishi TR4 de 2008 gasolina, 2000 de cilindrada. Estou no Brasil

  11. Fátima Nascimento
    bom dia
    de forma a fazer calculos deve informar:
    valor do veiculo em euros
    descarga de CO2 .
    porem se transferir a sua residencia para Portugal o veiculo em questao é isento de impostos
    desde que seja de sua propriedade à mais de 1 ano e 1 dia à data da transferencia de residencia
    cumprimentos

  12. joaquim peixoto diz:

    ola boa noite tenho um vw golf 4 do ano 2000 cabrio a emicao co2 e de 190g cilindrada 1984cc
    gasolina … ele tem matricula suíça penso em o matricular em Portugal quanto vou ter de gastar… sem outro assunto obrigado

  13. bom dia Joaquim Peixoto
    de forma a ser possível informar valores é necessário indicar o valor comercial
    do veiculo em virtude de ser um veiculo fora da CE
    cumprimentosw

  14. Antonio almeida diz:

    Olá tenho um Honda crv.ctdi de 08.05.06 potência 103.0 kW motor2204 c. C
    Co b04 já o tenho a mais de um ano em meu nome o valor comercial aqui na Suíça ronda os 5000 fr quanto tenho que gastar para legalizar em Portugal indo de vez ? Obrigado

  15. boa tarde Antonio almeida
    regressando definitivamente e isento de impostos, apenas paga os processos administrativos
    cumprimentos

  16. Antonio almeida diz:

    Mas posso legalizar um carro e uma moto ou só um veículo? ?

  17. bom dia Antonio almeida
    pode importar os dois veiculos
    cumprimentos

  18. Antonio Luis diz:

    Antonio luis quanto custa legalizar o meu carro com cil 1969 c02 0,117
    de2015

  19. José Costa diz:

    Boa noite
    Quero importar um carro de 2000 de Espanha. Sou deficiente motor com 97% de invalidez.
    Que custos estarão associados à legalização?
    Que documentos terei de trazer de lá?
    Muito obrigado pelas informações
    José Costa

  20. Antonio almeida diz:

    Boa tarde depois de legalizar um viatura em Portugal em regime de ezençao durante quanto tempo mínimo temos que ter a viatura em nosso nome ?? Obrigado

  21. Antonio almeida
    boa atrde
    o prazo que a lei estabelece é de cinco anos, porem ao fim de um ano o veiculo pode ser vendido desde que o beneficiario liquide a diferençao de imposto que falta utilizar
    cumprimentos

  22. Jose diz:

    Boa tarde. Resido no UK e penso levar o meu peogeot 106 1.5 D REGISTADO EM OUTUBRO 2000. Quanto teria que pagar para legalizar o meu veiculo para que possa fazer um seguro e citcular em Portugal. Este veiculo vais fazer 2 anos em meu nome agora em Junho.

    Obrigado a todos desde ja

  23. Boa tarde Jose
    de acordo com a lei vigente é isento de impostos , apenas terá que pagar os processos administrativos
    cumprimentos

  24. Jose Pereira diz:

    Boa tarde.
    estou a pensar importar um carro,sera possivel me dar mais ou menos o preco da legalizacao para o seguinte carro:
    Golf , 1900 TDI , 110 CH ,1896 cm³,CO2 ,155g

    desde ja os meus agradecimentos.

    Jose

  25. bom dia Jose Pereira
    para podermos ajudar é necessário indicar ano e mês da 1ª matricula do veiculo
    cumprimentos

  26. guido castagnoli diz:

    Bom dia,sou italiano residente no brasil,estou indo morar a Portugal mais estou pensando em comprar um carro na Holanda e depois viajar e nacinalizalo em Portugal
    È possível isto ou tenho que estar registrado como residente em Portugal primeiro ou posso facer todo junto(residencia e importação do carro)
    obrigado

  27. bom dia Guido Castognoli
    Sim pode fazer tudo em simultâneo sem qualquer problema
    cumprimentos

  28. jeronimo carvalho diz:

    quero comprar uma mercedes sprinter 4×4 com 9 lugares longa semi alta de ate 2007 em espanha,quanto me vai custar a legalisaçao em portugaj?

  29. Joaquim Fonseca diz:

    Boa tarde, gostaria de ser informado, quanto me vai custar, importar um Smart foor two cdi da Alemanha para Portugal, pretendo um carro com o maximo de 5 anos, obrigado.

  30. boa tarde Joaquim Fonseca
    de forma a podermos ajudar é necessário indicar:
    cilindrada e descarga de CO2
    cumprimentos

  31. Antonio sousa diz:

    boa tarde, quanto e que custa o processo administrativo pra legalizacao do veiculo?

  32. David Dias diz:

    Bom dia,

    Tenho um Ford Fiesta (FIESTA – III (2) 1.8 TD DI) do ano do ano 2002 do mês de Março com praticamente 300.000 Km. Não consigo obter a informação sobre CO2. Alguem me pode informar por quanto podera ficar para legalizar essa viatura?

    Obg

  33. David Dias
    o veiculo em questao , com uma descarga de CO2 de 157Gr/Km
    ira pagar de isv 9.178,23€
    caso aprente filtro de particulas inferiores a 0,002, ao valor acima deve deduzir a importancia de 500.00€
    cumprimentos

  34. antonio almeida diz:

    ola boa noite indo definitivo para portugal que decomentos tenho que levar da suica para a legalizacao do carro ???

  35. Luis Miguel diz:

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber quanto tenho de pagar pela legalização de um Mercedes Benz  2009    GL320   (3,200cc). O carro tem matrícula da Hungria.

     Obrigado.

  36. Deni Willians diz:

    Olá
    Moro em Dubai e pretendo levar meu carro para Lisboa
    Gostaria de alguma idéia de valores para isso
    O carro é um Mitisubishi Pajero 2015 V6 3.5 5 portas

    Obrigado

  37. bom dia
    caso o veiculo seja de sua propriedade à mais de um ano e regresse definitivamente a Portugal é isento de impostos apenas terá que pagar os processos administrativos
    cumprimentos

  38. João Nobre diz:

    Boa noite,

    Se importar um carro VW de 1969 1500 cc a gasolina também terei que fazer os calculos de emissão de CO2 para o ISV. é verdade que fica mais barato se for pré 1970?

    Obrigado

  39. bom dia Joao Nobre
    carros fabricados até dezembro de 1969 não pagam a componente CO2, dai facarem muito mais baratos que anos seguintes
    cumprimentos
    Raquelmar.lda

  40. Marco diz:

    Boa tarde
    Tenho invalidez superior a 60%
    Comprar carro no estrangeiro tenho que pagar legalização??
    Obrigado
    Marco Rocha

  41. Maria Lopes diz:

    Boa noite,

    Para um emigrante na Suiça com residência e com emprego muito estável na Suiça há cerca de 17 anos que pretende comprar um carro elétrico ou hibrido na Suiça, e pretende legalizá-lo em Portugal, quais as taxas há a pagar?

    Há alguma informação relevante para o caso de o comprador/titular do carro não ter carta de condução, e ser uma outra pessoa portuguesa, residente em Portugal e com carta de condução portuguesa que o vai conduzir?

    Para obter TODA a informação, onde dirigir ou contactar?

    Obrigada
    Maria Lopes

  42. Maria Lopes diz:

    Pretendo obter informação de carros de emigrantes na Suiça e quais as taxa a pagar para legalizar o veiculo em Portugal, já que é diferente do resto da EU.

    Obrigada.
    Maria Lopes

  43. Mario Santos diz:

    Boas tardes

    Se comprar uma viatura a um particular na alemanha o que preciso?
    Pago IVA?
    Como demonstro a compra sem fatura?
    Que decomentos necessito?

    Muito obrigado

  44. Mario Santos diz:

    Se comprar uma viatura a um particular na alemanha o que preciso?
    Pago IVA?
    Como demonstro a compra sem fatura?
    Que decomentos necessito?

    Muito obrigado

  45. bom dia Mario Santos
    favor registar dos cocumentos necessarios
    livretes
    contrato de compra e venda
    nao é devido IVA, a demosntraçao da compra será o contrato de compra
    cumprimentos

  46. ALFREDO HINGA FERNANDES diz:

    BOM DIA
    Vanho de regrsar au nosso pais fui imigrante em frança 13 anos comprei carro em Fevereiro 2017 é um mercedes ano 2006 motor com 2148 cm3 com CO2 172 g/km
    queria legalizar o carro gostaria de saber o valor a pagar e quanto me vai custar o iuc por ano
    obrigados

  47. bom dia ALFREDO HINGA FERNANDES
    quanto à sua questao, caso regresse definitivamente a Portugal é isento de impostos
    apenas pagará os processos administrativos o iuc atual deve rondar 255.00€ ano
    cumprimentos

  48. Emanuel da Silva diz:

    boa tarde
    tenho um veiculo que me foi doado ha um mes,na Suica.
    Portanto nao me pertence ha um ano.
    o veiculo e de 2015 com 177 cv.
    2000cm3.
    Eu deixei a Suica defenitivamente em Maio 2018 com declaracoes a confirmar este novo estatuto Suicas.
    Como declaro a imporatcao na aduaneira portuguesa e que impostos pago ?
    Obrigado
    Emanuel

  49. bom dia Emanuel da Silva
    tendo em conta que o veiculo que já regressou definitivamente a Portugal
    terá que pagar os impostos como qualquer outro cidadao assim irá pagar
    direitos aduaneiros ISV e IVA
    de forma a ser possivel fazer calculos é necessario indicar
    valor do veiculo
    cilndrada
    valor de descarga de CO2
    tipo de combustivel
    cumprimentos

  50. Emerson Bastos diz:

    Ola Raquel, estou querendo ir pra Alemanha comprar um carro, como sei quanto vai custar pra eu legalizar ele aqui em Portugal. Existe uma Tabela de valores ou cilindradas pra eu saber os custos sabendo assim qual carro comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *